segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ata 5a. Reunião C500


No último domingo, dia 06/02/2011 foi realizada a 5a reunião do Conselho dos 500 da Cognópolis Foz do Iguaçu. A reunião foi marcada por um clima de confraternização pela comemoração do primeiro ano  de existência do Conselho. Na primeira parte da reunião, os presentes debateram os resultados da primeira experiência de votação online utilizando o sistema Helios. Diante dos problemas técnicos passíveis de serem enfretados pelo Helios, os presentes decidiram por unanimidade adotar o sistema BallotBin (demonstrado na reunião), como alternativa provisória para o período experimental. Também foi apresentada a necessidade de serem definidos critérios para que a votação ocorra em ambiente virtual ou aconteça imediatamente na própria reunião presencial. O objetivo é manter o foco na assertividade do Conselho e também no princípio de que as decisões presenciais sempre devem prevalecer sobre mecanismos virtuais, no caso de eventual conflito entre estes.
Os presentes também aprovaram a proposta de que, a partir da próxima reunião, somente os conselheiros presentes na assembleia presencial do Conselho dos 500 poderão se auto-habilitar para a votação online subsquente. O objetivo desta medida é minimizar os riscos de que os participantes da votação online não tenham informações e subsídios suficientes para manifestarem seus votos, a partir do fato de que terão participado dos debates presenciais sobre cada tópico sob apreciação na votação online. Ao mesmo tempo, esta medida reforça a importância da convivialidade dos cognopolitas num espaço democrático histórico e também valoriza a força presencial e as vantagens dos encontros públicos em resgate da cultura democrática grega com a construção da Ágora e do anfiteatro no Discernimentum.
Outra proposta aprovada pela maioria dos presentes foi a da instituição do número máximo de 3 faltas consecutivas ou de 3 faltas intercaladas sem justificativas dos participantes da Comissão de Gestão do C500. Caso o participante extrapole o número de faltas, sua vaga será automaticamente disponibilizada para ser preenchida na próxima assembleia presencial do C500.
Na reunião foi dada posse aos novos cinco conselheiros que integram a Comissão de Gestão do C500, e que substituem os remanescentes da primeira turma eleita. A Comissão atual é composta pelos seguintes conselheiros:
1. Arlino Alca Dipane
2. Fabiana Cerato
3. Fernando Barbaresco
4. Geraldo Dias
5. Ivan Ramos
6. Mário Mariath
7. Patrícia Takaki
8. Paula Padilha
9. Thais Lima

No final da reunião, os coordenadores Júlio Garcia e Alexandre Balthazar apresentaram uma avaliação geral do primeiro ano do Conselho dos 500, ressaltando a importância do espaço democrático na Cognópolis e do verdadeiro laboratório de Politicologia que foi inagurado com este Conselho, transformando os cognopolitas não apenas em cidadãos, mas também em pesquisadores, na medida em que os resultados desta experiência já começam a chamar a atenção da Socin e deverá se tornar um exemplo de resgate da democracia direta grega no planeta.
Outro aspecto destacado é o fato de que após um ano o Conselho dos 500 está preparado para receber propostas de qualquer cognopolita, permitindo que os temas mais importantes da Cognópolis Foz do Iguaçu possam ser debatidos e decididos democraticamente por todos.
Parte da apresentação está disponível no arquivo preparado na plataforma online prezi, logo abaixo.

As próximas reuniões do C500 ocorrerão nos dias 05/06/2011 e 02/10/2011. Agende-se! Participe!