domingo, 4 de abril de 2010

Como será o pórtico da Cognópolis?
VEJA AS PROPOSTAS ABAIXO.

O processo de definição do projeto do pórtico da Cognópolis está sendo adotada metodologia de projeto participativo, uma iniciativa inédita para a qual toda a CCCI está sendo convidada a colaborar.

Na primeira fase 91 questionários foram preenchidos com a intenção obter dados para a elaboração das diretrizes norteadoras do projeto do pórtico. A partir da tabulação dos questionários e tratamento dos dados a equipe de pesquisa chegou às seguintes diretrizes:
Classicismo: evocar antiguidade clássica; democracia – Grécia antiga.
Cores: azul e branco sim; marron não; evitar tons pastéis (frieza, vazio); cores claras e alegres.
Curvas: linhas curvas; arcos; arcos em excesso não.
Legenda: espaço para informações; Princípio da Descrença; boas vindas à Cognópolis; palavras-chave.
Materiais: concreto e aço sim; madeira, pedra e telhas não.
Modernidade: design clean; não evocar o período medieval e barroco; sem rococó; linhas modernas; forma de telhado não; frieza não; simplicidade excessiva não.
Presença: altura elevada; hierarquia pela altura; marco visual regional.
Robustez: pilares laterais robustos; estrutura forte; idéia de força e longevidade (durabilidade); idéia de castelo não; sem apoio central; pesado não; idéia de desequilíbrio não.
Natureza: presença de plantas; deve ter praticidade na manutenção; relação com a paisagem do entorno; acolhimento através da natureza.
Universalismo: evitar associação com uma etnia específica; evocar ideais da Cognópolis; sem barreiras (portão não); pontas não (agressividade); acesso universal para pedestres, veículos e ciclistas.
As diretrizes e os desenhos das opções para o pórtico estão expostos no Tertuliárium.

O processo participativo agora está na fase de análise e debate das opções por parte dos Cognopolitas. A definição por uma das opções acontecerá em votação a ser realizada no Conselho dos 500 no dia 10 de abril - SÁBADO, das 16h - 18h. Participe!

Considerando as diretrizes acima, a equipe de pesquisa composta por arquitetos elaborou 9 opções de projetos para o pórtico:

PROPOSTA 01


PROPOSTA 02


PROPOSTA 03


PROPOSTA 04


PROPOSTA 05


PROPOSTA 06


PROPOSTA 07


PROPOSTA 08


PROPOSTA 09