segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ata 3a REUNIÃO DO CONSELHO DOS 500

No dia primeiro de agosto de 2010, as 15h15 teve início a terceira reunião do Conselho dos 500, coordenada pelos conselheiros Júlio Garcia e Alexandre Balthazar, com a presença de 88 participantes, tendo a seguinte pauta:
1. Aprovar as Diretrizes Gerais do Plano Diretor da Cognópolis de Foz do Iguaçu.
2. Deliberar sobre a criação da Associação de Moradores do Bairro da Cognópolis de Foz do Iguaçu, a partir da instalação de uma Comissão de Instalação.
3. Eleição de 4 novos conselheiros para a Comissão do Conselho dos 500.
4. Deliberar sobre a inserção de reuniões ordinárias trimestrais fixas na agenda integrada de 2011. (Inserção deste ponto aprovado no início da reunião).
5. Comunicações e informativos da Cognópolis.

PONTO 1:
Lidas, debatidas e aprovadas as seguintes diretrizes:

Diretrizes Gerais do Plano Diretor da Cognópolis de Foz do Iguaçu, PR
Preâmbulo

O Plano Diretor da Cognópolis de Foz do Iguaçu é o documento técnico e normativo geral da Cognópolis de Foz do Iguaçu, construído em observância das normas e leis vigentes no país, dos princípios conscienciológicos, da democracia pura e do Código de Cosmoética Grupal da Cognópolis, de maneira a propiciar um crescimento harmônico, ordenado, integrado, interassistencial, e sustentável desta comunidade intencional.


1. Desenvolvimento Econômico
Favorecer o desenvolvimento econômico sustentável da Cognópolis por meio de instrumentos de apoio, diversificação, qualificação, cooperação, empreendedorismo interassistencial e integração de cognopolitas, Instituições Conscienciocêntricas, colégios invisíveis, Empresas Conscienciocêntricas, Organizações Não Governamentais e parcerias, consolidando a economia local.

2. Meio Ambiente
Fundamentar a instalação e o desenvolvimento da Cognópolis, e de todos os projetos correlatos, no princípio do desenvolvimento sustentável, com vistas à manutenção do equilíbrio ecológico, essencial à sadia qualidade de vida dos cognopolitas.

3. Segurança
Garantir a segurança dos cognopolitas, moradores, visitantes e colaboradores a partir de estratégias e ações técnicas integradas, compatíveis com a necessidade de livre circulação e acesso aos espaços.

4. Turismo
Investir em estruturas, estratégias e parcerias ligadas ao turismo parapsíquico, ecológico e científico, consolidando a Cognópolis em mais um destino turístico importante da região trinacional.

5. Infra-estrutura
Otimizar e dotar a Cognópolis de estruturas funcionais, integradas e eficientes, de acordo com princípios conscienciológicos, respeito a acessibilidade e com foco no atendimento prioritário das necessidades evolutivas conscienciais.

6. Esporte, Lazer e Cultura
Criar espaços abertos, estruturas novas e aproveitar as existentes para convergir atividades de entretenimento, confraternização, lazer, esporte e cultura para os cognopolitas e visitantes a partir de princípios conscienciológicos.

7. Função Social da Cognópolis
Fomentar a criação de estruturas facilitadoras da integração, permeabilidade e interassistência da Cognópolis à comunidade do entorno e à própria sociedade.

8. Saúde
Promover a saúde consciencial na Cognópolis a partir da OIC, estruturas e instrumentos sanitários, fundamentados no exemplarismo cosmoético dos cognopolitas.

9. Tecnologia
Emprego racional e interassistencial da tecnologia na Cognópolis, visando a ampliação segura da conectividade e da integração.

10. Planejamento Urbano
Fundamentar o planejamento, ordenação e zoneamento urbanístico da Cognópolis no princípio da integração e nas diretrizes do Plano Diretor da Cognópolis, observadas as seguintes variáveis: materpensene e estatuto das ICs; legislação vigente; entrelaçamento com a malha urbana municipal; estrutura física existente; projetos-âncora em andamento.

11. Gestão Democrática
O Plano Diretor é o instrumento técnico e normativo geral da Cognópolis formulado, acompanhado, implantado, avaliado e periodicamente atualizado de maneira participativa, fundado na democracia pura e na gestão democrática, a partir do Conselho dos 500.

PONTO 2:
Aprovada a proposta de criação de uma Associação de Moradores do Bairro da Cognópolis de Foz do Iguaçu, com a indicação dos nomes abaixo para compor e coordenar a comissão de instalação da Associação:
1. Cesar Cordioli
2. Rosa Maria
3. Alinor Vieira
4. Júlio Dias
5. Patrícia Takaki
6. Mario Mariath

PONTO 3:
Aprovada a candidatura da Paula Padilha que formalizou sua auto-habilitação previamente à reunião, via email para a Comissão do C500. Também aprovada a inserção no regulamento do Conselho dos 500 de que serão consideradas válidas as candidaturas para cargos e funções formalizadas por escrito pelo conselheiros interessados e que atendam aos critérios estabelecidos previamente para cada função, ainda que não estejam presentes no dia da eleição.
Com o total de 4 vagas e 7 inscritos auto-habilitados de acordo com os critérios do regulamento (Mário Mariath, Ivan Ramos, Paula Padilha, Patrícia Takaki, Alinor Vieira, Antônio Palma, Rosa Maria), foram eleitos, por meio de sorteio, para as vagas dos conselheiros que também se habilitaram para deixar a comissão (Cesar Cordilo, Tânia Guimarães, Viviane Fernandes, Natália Améndola), com um mandato de um ano os seguintes conselheiros:
1. Mário Mariath
2. Ivan Ramos
3. Paula Padilha
4. Patrícia Takaki

PONTO 4:
Aprovada a inserção de reuniões ordinárias trimestrais fixas na agenda integrada de 2011.

PONTO 5:
Comunicado que o pedido de pauta do conselheiro Júlio Dias referente a necessidade de distribuição do Jornal da Cognópolis para os moradores de todo bairro acabou sendo aceita e tomadas as providências pela Comunicons e CEAEC, inclusive com a criação de uma coluna fixa sobre o Conselho dos 500 no jornal.
Também foi comunicada a iniciativa de criação de uma feira comunitária para venda e troca de produtos pelos cognopolitas e moradores do bairro pelo Discernimentum.

Sem mais a tratar, a reunião foi encerrada para início da apresentação do Observatório Social de Foz do Iguaçu.