quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Ata: 24/06/12


8ª Assembleia Geral do Conselho dos 500


Em 24 de junho de 2012, das 15h00 às 17h00, realizou-se a 8ª Assembleia Geral do Conselho dos 500 da Cognópolis – Foz do Iguaçu, no Auditório do Discernimentum, contando com a presença de 126 conselheiros e 9 visitantes. O encontro ocorreu em ambiente harmonioso e os debates, questionamentos e sugestões contribuíram para o enriquecimento e fortalecimento da Democracia Pura. Foram apresentados e votados os temas da pauta proposta, conforme registramos a seguir:


1. Proposta de alteração do mandato da Comissão de Gestão do Conselho dos 500. O mandato atual é de um (1) ano sem direito à reeleição e a mudança sugerida está a seguir:

1.1. “Os membros poderão ser reeleitos em reiteradas oportunidades, porém limitados a não exercer mais de dos (2) mandatos consecutivos”.

O conselheiro e integrante da comissão do Conselho dos 500, Sr. Alexandre Zaslavski, realizou a apresentação expondo detalhadamente a proposta de alteração do mandato. Explicou que a proposta originou-se da necessidade de se ter maior disponibilidade de tempo para o desempenho das atividades e para o enriquecimento das experiências adquiridas durante o mandato.



Segue algumas sugestões e ponderações durante o debate:


Cesar Cordioli contribuiu para o debate colocando que tendo em vista o número de pessoas que compõe a cognopolis Foz, que se aproxima de 700 pessoas, e ainda considerando o princípio da democracia pura, pensa que ainda seja cedo para se pensar em modificar o mandato, porque como está de certa forma faz com que as pessoas sintam-se obrigadas a participarem, a se predisporem a fazer parte da comissão do C500. Cesar lembra que no início do Conselho dos 500 deliberou-se que se manteria o mandato que foi proposto desde o início, de modo que se permitisse o rodízio de todos os integrantes do conselho, e que ficou em aberto a possibilidade de fazer alteração daqui algum tempo quando não se tenha mais possibilidade de voluntários para fazer parte.

Fernando Barbaresco acrescentou que seu mandato de um ano terminou em fevereiro e sentiu a dificuldade em planejar e implantar projetos, devido à troca semestral de parte da comissão e que o período de um ano não e suficiente para amadurecer e implantar projetos com eficiência. É favorável a alteração do mandato para 2 anos.

 Málu Balona coloca que se os projetos ficam estagnados, se não se consegue dar continuidade dos projetos devido às trocas dos integrantes, denota que o que ocorre pode ser uma incompetência dos integrantes da comissão ao passar as funções aos novos integrantes e os novos integrantes não conseguem ou não querem dar continuidade por não ter sido ele quem deu início ao projeto em desenvolvimento.

Waldo Vieira propõe que seja aumentado o mandato para 2 anos e que possa ser reeleito após 3 mandatos. Considera ainda que apenas 1 ano é inadequado até mesmo para se concretizar uma experiência satisfatória para os integrantes.

Loche diz que é preciso avaliar o contexto, a possibilidade de ditadura está fora de cogitação, visto que a demanda que se trouxe essa alteração da proposta é justamente devido ao fato de se ter grande dificuldade para se preencher as vagas necessárias para liderança e coordenações. É favorável à alteração para dois anos e possibilidade de reeleição após 3 mandatos.

Isabel = pensa que seja necessário ter uma preceptoria para os integrantes da comissão do c500, se mostra contrária a alteração do mandato. Considera que deve haver maior conscientização política. Trabalhar de modo a aumentar a consciência política dos cognopolitas é mais importante do que modificar o mandato da comissão.

Cristina Arakaki – posicionou que seria necessário realizar um levantamento das atribuições da comissão do c500 para avaliar se há a necessidade de alteração do mandato, qual o prazo necessário para realização das atividades desenvolvidas pela comissão.

Marcelo Silva – a abrangência do c500 é maior que a seleção de pautas, deve haver um acompanhamento das pautas deliberadas para avaliar se houve um resultado, qual foi o encaminhamento.

Dimas - Propõe modificar a troca de toda a equipe de gestão 1 vez a cada 2 anos com vacância de reeleição após 3 mandatos.


Resultado:

1 voto opção (a); 1 voto opção (c). Foi eleito a opção (b) alterar o mandato para 2 anos com possibilidade de reeleição após 3 mandatos.


Após debates e sugestões de alterações ou inclusões de itens, aprovou-se consensualmente que o prazo do mandato será alterado para 2 anos com direito a reeleição após terem decorridos 3 mandatos (seis anos).  Deliberou-se ainda que o novo mandato ficará válido também para os 3 integrantes da comissão atual que teriam seu mandato vencido em fevereiro de 2012 e optaram por permanecer na comissão. Assim sendo, estes integrantes terão um mandato de 2 anos e 6 meses no total, passando a vencer em agosto de 2014. Os integrantes são: Jocieli Brandão Josefi, Helmar Silva Andrade e Maria Aparecida Assis Quintão.

2.    Eleição de cinco (5) novos Conselheiros para integrar a Comissão de Gestão do C500, a partir de agosto de 2012.


Essa eleição visa habilitar novos Conselheiros para completar o quorum de 09 membros na Comissão de Gestão. Foi explicado o papel da Comissão, a frequência das reuniões e elegeu-se 06 novos conselheiros, sendo que 05 deles substituirão os 05 conselheiros que tem seu mandato vencido em agosto de 2012, e 01 desses novos conselheiros substituirá a conselheira Mercedes Luina Martines que por razões pessoais deixa a comissão aos 6 meses de mandato. Os 06 candidatos que vão compor a Comissão de Gestão do C500, pelo período de 24 meses (2 anos), a partir de agosto de 2012 são: Jorge Washington de Camargo; Reinalda Fritzen; Solange Camargos de Magalhães Pinto; Tamara Cardoso Anderi; Renzo Lima Rocha; Rafael Euclides S. Batista.


3.            Comissão de Segurança da Cognópolis Foz: apresentação do trabalho desenvolvido até a presente data.

A Comissão de Segurança, formada por representantes de cada Condomínio e Campus de ICs, esclareceu sobre a formação da comissão e o seu objetivo. Expos a necessidade de se aumentar a segurança no bairro, demonstrou estatísticas da violência na cidade e região, a importância da conscientização política dos moradores e frequentadores do bairro, de se planejar e implantar medidas preventivas e corretivas para melhorar a segurança. Apresentou o projeto dos Condomìnios Evolução, Cosmoética e Serenologia, que vai unificar as portarias e criar vias de acesso de um condomínio para o outro, aumentando a integração dos condôminos bem como sua segurança. Finalizou apresentando a lista de projetos em estudos e implantação, como a Ronda 24 Horas, implantação de muros e cercas entre outros.

4.            Proposta de organização do curso sobre Consciência Política, tendo como público-alvo a CCCI e os cognopolitanos.

O conselheiro e integrante da comissão do Conselho dos 500, Sr. Alexandre Zaslavski, realizou a apresentação expondo as ideias iniciais da criação do curso de Consciência Política. Durante o debate surgiram sugestões de temas que devem ser abordados no curso bem como ideias para o desenvolvimento do curso. Ao final, fez-se convite para que pessoas interessadas no tema façam parte da equipe que está à frente da criação e estruturação do curso. A UNICIN se ofereceu para ser a impulsionadora do curso. Receberá os e-mails com os nomes de pessoas interassadas em participar do grupo e sugestões para fazer a frente para o desenvolvimento dessa ideia.