domingo, 4 de abril de 2010

Como será o pórtico da Cognópolis?
VEJA AS PROPOSTAS ABAIXO.

O processo de definição do projeto do pórtico da Cognópolis está sendo adotada metodologia de projeto participativo, uma iniciativa inédita para a qual toda a CCCI está sendo convidada a colaborar.

Na primeira fase 91 questionários foram preenchidos com a intenção obter dados para a elaboração das diretrizes norteadoras do projeto do pórtico. A partir da tabulação dos questionários e tratamento dos dados a equipe de pesquisa chegou às seguintes diretrizes:
Classicismo: evocar antiguidade clássica; democracia – Grécia antiga.
Cores: azul e branco sim; marron não; evitar tons pastéis (frieza, vazio); cores claras e alegres.
Curvas: linhas curvas; arcos; arcos em excesso não.
Legenda: espaço para informações; Princípio da Descrença; boas vindas à Cognópolis; palavras-chave.
Materiais: concreto e aço sim; madeira, pedra e telhas não.
Modernidade: design clean; não evocar o período medieval e barroco; sem rococó; linhas modernas; forma de telhado não; frieza não; simplicidade excessiva não.
Presença: altura elevada; hierarquia pela altura; marco visual regional.
Robustez: pilares laterais robustos; estrutura forte; idéia de força e longevidade (durabilidade); idéia de castelo não; sem apoio central; pesado não; idéia de desequilíbrio não.
Natureza: presença de plantas; deve ter praticidade na manutenção; relação com a paisagem do entorno; acolhimento através da natureza.
Universalismo: evitar associação com uma etnia específica; evocar ideais da Cognópolis; sem barreiras (portão não); pontas não (agressividade); acesso universal para pedestres, veículos e ciclistas.
As diretrizes e os desenhos das opções para o pórtico estão expostos no Tertuliárium.

O processo participativo agora está na fase de análise e debate das opções por parte dos Cognopolitas. A definição por uma das opções acontecerá em votação a ser realizada no Conselho dos 500 no dia 10 de abril - SÁBADO, das 16h - 18h. Participe!

Considerando as diretrizes acima, a equipe de pesquisa composta por arquitetos elaborou 9 opções de projetos para o pórtico:

PROPOSTA 01


PROPOSTA 02


PROPOSTA 03


PROPOSTA 04


PROPOSTA 05


PROPOSTA 06


PROPOSTA 07


PROPOSTA 08


PROPOSTA 09

Um comentário:

  1. A proposta 08 parece um abraço!


    PS. Apenas o nome COGNOPOLIS deve ficar no alto, mesmo que fosse um entalhe ou pintura, até mesmo um relevo... ali na parte superior do portal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, preferencialmente com sua identificação pessoal (nome e sobrenome)